Manifesto de brasileiros de Genebra pela preservação das instituições democráticas no Brasil 

Evento online de lançamento do Manifesto de Genebra com a participação de Fernando Gabeira, Jamil Chade, Reinaldo Azevedo e Jean-Jacques Fontaine.

Aconteceu dia 06 de setembro de 2020

Vejao o vídeo no YouTube - clique aqui

Somos brasileiros vivendo longe da nossa pátria, de nossa família e de nossos amigos, com os quais tanto nos preocupamos. Decidimos, como muitos dos milhões de brasileiros que moram por este mundo afora, expressar nossa solidariedade com o povo brasileiro, que está vivendo momentos muito difíceis durante esta pandemia, somados às constantes ameaças dirigidas à nossa Constituição e aos nossos direitos fundamentais.

As atuais tecnologias de comunicação nos mantêm permanentemente conectados às mais diversas e variadas informações, que mesmo sendo por vezes contraditórias, nos permitem constatar que o Brasil atravessa uma crise social, econômica e sanitária grave e até mesmo trágica para muitas famílias. Pedimos a união de todos os nossos compatriotas, onde quer que estejam, para atravessarmos de forma lúcida e responsável essa preocupante crise.

Lamentamos o processo de corrosão do espaço do diálogo republicano entre os poderes e a sociedade civil, que poderá levar ao colapso das instituições democráticas do país. Diante deste cenário, redigimos esse manifesto de Genebra para apoiar todos os brasileiros que têm como objetivo comum a preservação dos princípios constitucionais do nosso país.

Genebra é uma cidade suíça com tradição democrática e de acolhimento das diferenças. Lugar que abriga várias organizações internacionais que se destacam pela busca de soluções conciliatórias entre nações e que acolheu muitos brasileiros, refugiados políticos, durante o regime de ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985. O clima de apaziguamento das diferenças e de respeito à democracia que vivemos nesta cidade nos dá energia para trabalharmos no sentido de ver esse clima instalado também no Brasil.

“A DESPEITO DE NOSSAS DIFERENTES ETNIAS, CRENÇAS, IDEOLOGIAS E IDENTIFICAÇÕES PARTIDÁRIAS, QUEREMOS CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO E O FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS.

SOMENTE COM A SOLIDEZ DESSAS INSTITUIÇÕES TEREMOS LIBERDADE DE PENSAMENTO, DE EXPRESSÃO, DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E DE COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES ORIENTAÇÕES POLÍTICAS LONGE DO AUTORITARISMO, DO POPULISMO, DA INTOLERÂNCIA E DA DEMAGOGIA.”

Assinar o manifesto


536 assinaturas
Ao assinar o manifesto, você está consentindo que o seu nome, a primeira letra do seu sobrenome, sua cidade e país apareçam no nosso site, no link Signatários. Leia nossa Politica de privacidade para saber mais.

Atualidade

Manifesto de brasileiros de Genebra pela preservação das instituições democráticas no Brasil